Tato é uma das startups mais promissoras e inovadoras do Brasil
A Tato está entre as 100 Startups to Watch 2022, premiação promovida pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios em parceria com Época Negócios, EloGroup e Innovc. Nesta quinta edição do prêmio, 1.872 startups disputaram uma colocação no ranking, cujos critérios avaliados_ grau de inovação, potencial de mercado, negócio, equipe e maturidade da solução_ visavam descobrir quais as startups mais promissoras e inovadoras do País. Deu match!
Para nosso cofundador, Lucas Nery, «marcar presença nesta seleta lista confirma que estamos conseguindo transformar a gestão de cuidado na área de fisioterapia como ninguém fez até então », ideal que o uniu a Rafael Alaiti, Hélio Nichioka e Leandro Fukusawa, sócios nessa empreitada.
Fisioterapia de qualidade e acessível
Nascida para facilitar o acesso de pessoas com dor musculoesquelética a tratamentos eficazes por meio de programas de rastreio e cuidado personalizado, triagens especializadas, fisioterapia online e telemonitoramento, « o objetivo principal da Tato é transformar o cuidado de pessoas com dor musculoesquelética no Brasil, oferecendo o melhor tratamento, reduzindo custos desnecessários e beneficiando pessoas, empresas e operadoreas de saúde », esclarece Hélio Nichioka, sócio-diretor de operações da empresa.
Em pouco mais de dois anos de funcionamento, a Tato vem conquistando seu espaço e amadurecendo com a chancela de hubs de inovação como Distrito InnovaHC, Cubo Itaú e Vibee Unimed. Atualmente, cerca de 2000 mil pessoas com dor musculoesquelética são monitoradas pela equipe de gestores de saúde da empresa, das quais 850 passaram pela telerreabilitação.
Com base nesses atendimentos, a Tato teve um NPS de 92, reduziu a dor e a incapacidade funcional em 68% numa média de 6.8 sessões para a alta e taxa de adesão ao tratamento de 85%. « Durante a triagem são identificadas possíveis patologias graves, a fim de averiguar a elegibilidade para o tratamento fisioterapêutico. Portanto, é totalmente possível reabilitar pessoas através da solução que oferecemos», comemora Hélio.
« Os fisioterapeutas se mostraram muito empáticos, bem preparados e comprometidos com cada pessoa em tratamento. A possibilidade de oferecer os serviços diferenciados da Tato a um valor acessível se tornou um diferencial », confidencia Lucila Gori, diretora de Recursos Humanos da Allianz, sobre a parceria com a startup, cujo « ponto forte », segundo a psicóloga, « além da qualidade dos atendimentos, é o cuidado com o planejamento na gestão de cuidado ». E finaliza: « Só tenho a agradecer à Tato pela excelente parceria ».
Ciência, educação e tecnologia na base
Para ter êxito num cenário em que cerca de 85% dos tratamentos musculoesqueléticos são oferecidos sem indicação científica (segundo *estudo publicado em 2017 no periódico científico Spine), a Tato inovou, primeiramente, ao criar um centro educacional próprio: a plataforma de ensino Fisio em Ortopedia. « Dessa forma é possível preparar profissionais no padrão necessário para acompanhar o que a literatura científica atual preconiza », avalia Leandro Fukusawa, diretor de produto do portal.
Com corpo docente encabeçado por fisioterapeutas « que são referência no País e entre a classe científica mundial, o portal já formou mais de 20 mil especialistas, tem o Maior Podcast de Fisioterapia da América Latina (Spotify 2021), e é desse berço que saem os profissionais capacitados para prestar o atendimento de excelência a que se propõe a Tato », explica Fukusawa.
« Muitos não sabem mas o fisioterapeuta pode ser o profissional a quem as pessoas recorrem quando têm uma dor nas costas ou algum incômodo na coluna, nos ombros ou em outra parte do corpo », indica Hélio Nichioka. Além disso, de acordo com a ciência moderna, a fisioterapia ativa, através de exercícios terapêuticos, é uma das abordagens mais custo-efetivas na melhora da dor, das funções e na redução da realização de cirurgias desnecessárias, « oferecendo melhores resultados com 2/3 de redução do custo final nos tratamentos musculoesqueléticos », destaca.
Entre prêmios e Desafios
Os holofotes do prêmio 100 Startups to Watch parecem ter refletido no caminho da Tato, pois, nos últimos dias de setembro, figura em outras listas de relevância na área da inovação como: finalista nacional do Global Tech Innovator 2022, premiação internacional realizada pela KPMG; selecionada para participar da Rio Innovation Week, e estão aguardando « mais anúncios como estes », segredou Rafael Alaiti, para quem « grande parte deste reconhecimento que a Tato tem recebido não se deve à disrupção no atendimento via telessaúde ou no uso de inteligência artificial e tecnologia para melhorar a experiência de cuidado, mas por minimizar o impacto que a dor tem em nossa sociedade”.
Se por um lado há prêmios; por outro, há desafios resultantes desse impacto da dor a que Alaiti se referiu, uma vez que a doença mais incapacitante do mundo, segundo o Global Burden of Disease (GBD), é a dor lombar. Outros dados que chamam a atenção: 1 em cada 3 pessoas no mundo necessita de reabilitação (GBD); 65% dos afastamentos pelo INSS nos últimos 20 anos se devem às condições musculoesqueléticas que são também as principais fontes de custos para as operadoras de saúde…Por tudo isso, « constar na lista das 100 Startups to Watch, é mais do que satisfação, é reconhecimento », declara.
*Referência:
de Souza FS, Ladeira CE, Costa LOP. Adesão às Diretrizes de Prática Clínica de Dor nas Costas por Fisioterapeutas Brasileiros: Um Estudo Transversal. Spine (Phila Pa 1976). 1 de novembro de 2017;42(21):E1251-E1258. doi: 10.1097/BRS.0000000000002190. PMID: 28399548.
POSTS RECENTES