Fisioterapia Inteligente

Disrupção em tratamento de dor crônica

O tratamento de dor crônica é um desafio mundial. Estimativas recentes do Global Burden of Disease mostram que a dor lombar, por exemplo, é a causa número 1 de incapacidade, estando à frente da depressão no ranking de doenças que  impactam na vida, no trabalho das pessoas, e na economia global.

Você, muito provavelmente, pode ser 1 entre cada 5 pessoas que têm alguma dor crônica, já que esta é a  estimativa calculada pela Associação Internacional para o Estudo da Dor, IASP em inglês. 

Muita gente, né? E, seja você um empreendedor, um fisioterapeuta ou um sofredor, se está lendo este post é porque procura informação sobre o assunto e… SOLUÇÃO. 

Modéstia à parte, você está no lugar certo. Depois de anos de prática em reabilitação, estudos, especializações em fisioterapia, temos uma solução disruptiva (e cientificamente comprovada com evidências) em tratamento de dor crônica. 

 Os números ainda revelam que:

  • 20% da incapacidade mundial gerada por doenças é consequência de dores musculoesqueléticas.
  • 1 em cada 3 pessoas precisa de reabilitação.

Os tratamentos de dor crônica tradicionais, baseados em terapias passivas, parecem não estar resolvendo. E agora ?

Como tratar a dor crônica, então?

Através de promoção de saúde, avaliaçã detalhada, movimento terapêutico e acompanhamento por equipe especializada em tratar pessoas com dor. 

Se cada ser é único, o tratamento precisa partir dessa premissa e respeitar a individualidade. 

 A proposta terapêutica da Tato traz 3 pontos nevrálgicos de disrupção:

1- Ser online. Facilitamos o acesso de todos à reabilitação. Sem burocracia, sem trânsito, sem ter que sair de casa! 

Não é genial ? Basta ter um celular ou computador e acesso à internet. Só isso.

2-Ser fisioterapia online. As mais recentes evidências científicas em tratamento de dor crônica e reabilitação mostram que a melhor e mais eficaz terapia é ativa, ou seja, com o paciente participando da sessão, se mexendo. 

Movimento é o melhor remédio

O movimento é o verdadeiro remédio, e não apenas os aparelhos e as manipulações feitas pelos profissionais de saúde, que servem para alívio momentâneo mas não perduram. 

Nós temos experiência nisso. 

Com exceção de casos específicos, a maioria das pessoas com dor crônica podem e devem fazer movimentos adequados para o seu caso. E o bacana é que isto pode ser feito remotamente. Não é necessária a intervenção manual do fisioterapeuta nem é preciso ter qualquer equipamento!

3- E, finalmente, o tratamento pressupõe COMPROMETIMENTO. Uma vez que o movimento é, digamos, « o remédio », ele deve ser « tomado » nas doses recomendadas. Trata-se de uma mudança de hábito a ser adotada não em dose única, mas para sempre!

Os benefícios vão além da saúde. Refletem também no bolso (de pacientes, empresas, convênios), e certamente nos índices globais. Mas estes são assuntos para o próximo texto. Acompanhe e faça parte disso!

Na Tato, o seu fisioterapeuta está com você, onde você estiver.