Fisioterapia Inteligente

Dor lombar x postura

Dor lombar x postura: existe certo e errado mesmo?

Quem tem dor lombar e passa muito tempo sentado (a) durante o trabalho, por exemplo, provavelmente já ouviu dizer que sua dor é resultado da má postura, que você deve ficar torto ou torta, o que provocaria a dor; que o encosto da cadeira deve ser trocado, ou a mesa, ou alguma coisa desse tipo.

Mas, existe uma postura certa pra quem trabalha ou permanece longos períodos sentado?

Nestes casos, a postura é, de fato, a causa da dor nas costas?

Afinal, a dor lombar é culpa da má postura ?

Então, as evidências científicas atuais revelam que não há associação entre a postura sentada e a dor lombar, pra sermos mais precisos, e também não apontam a postura sentada como uma causa de dor lombar.

Na verdade, não existe um consenso na literatura científica de que posições diferentes e/ ou “anormais” enquanto se está sentado (ou em pé) causem dor lombar.
Por outro lado, algumas pesquisas verificaram uma correlação entre ficar muitas horas sentado (média de 1 a 6 horas/5 dias por semana) com aumentos imediatos de dor lombar.

Mas atenção! Este último dado precisa ser interpretado com cuidado, pois uma associação não significa que o longo tempo sentado é a causa da dor, apenas que os dois fatores são percebidos ao mesmo tempo em algumas pessoas.

Entendendo a dor pra compreender suas causas

Para compreender ( e tratar adequadamente) as dores nas costas, em especial na região lombar da qual falamos neste post, vale conversarmos rapidamente sobre o que é a DOR.

Dor é uma condição multifatorial. Grave bem esta informação. E, as evidências nem sempre apoiam uma relação clara entre posturas e tarefas específicas com lesão na coluna e dor.
Prova disso é que sinais de alterações em exames de imagem, como ressonância magnética por exemplo, não estão sempre relacionados com os sintomas de dor, sabia ?

Os estudos revelam, contudo, que pessoas sedentárias relatam uma alta prevalência de dor lombar, e que doenças ligadas a fatores emocionais e mentais como quadros de depressão ou estresse, podem provocar o início de uma crise de dor na lombar, entre outras dores musculoesqueléticas.

Detalhe importante: diversas análises constataram que as dores lombares, cervicais e nas costas como um todo, são as queixas mais comuns de profissionais que executam serviços considerados « de escritório », tanto homens quanto mulheres. Essas dores representam respectivamente, 55,1%, 52,5% e 53% das queixas.

Portanto, o que a ciência vem descobrindo e comprovando é: focar apenas na questão postural é exagerado e ineficaz na prevenção e no tratamento de quadros de dor.
Aliás, vamos falar sobre dor nos próximos posts, não perca!